Menopausa é o nome que se dá para a última menstruação e climatério é o período que toda mulher passa entre a fase reprodutiva para a não reprodutiva. Muitas vezes estes dois termos são usados como sinônimos, mas não são. Porém, utilizaremos aqui o termo menopausa para definir climatério e para que você tenha mais intimidade com o assunto.
Durante a menopausa a mulher sofre várias transformações, alguns sintomas são recorrentes e o estilo de vida pode mudar. Esse período acontece entre os 40 e 45 anos, antes disso é considerado precoce e o médico deve ser consultado.
Sintomas mais comuns da menopausa
Algumas mulheres apresentam poucos sintomas, já outras mais. Alguns deles são mais fortes e outras raramente surgem, mas fato é que, inevitavelmente, todas terão algum (ns) deles:
- Ondas de calor
- Depressão
- Irritabilidade
- Mal estar
- Náuseas
- Enjoos
- Tendência à osteoporose
- Ressecamento vaginal
- Diminuição do apetite sexual
- Insônia
- Ansiedade
- Alterações de humor
- Pele seca
- Dores de cabeça
- Abacate;
- Amêndoas;
- Aveia;
- Banana;
- Castanha-do-pará;
- Chocolate amargo;
- Erva-cidreira
- Folhas de mostarda;
- Leite e derivados;
- Massa e cereais integrais;
- Pão;
- Peixes;
- Queijo de soja
- Soja;
- Verduras de folhas verdes;
É válido ressaltar que muitas mulheres não procuram um ginecologista na menopausa e acabam sofrendo com os sintomas, mas o ideal é procurar ajuda especializada para que um tratamento seja realizado, é a chamada reposição e terapia hormonal.
Terapia hormonal na menopausa
Durante o climatério/menopausa a mulher se encontra em um período novo, seu organismo está passando por modificações e ela para de ovular, tornando-se impossível reproduzir. Desta forma, alguns hormônios deixam de produzir como antes e, por isso, os sintomas aparecem, é neste momento que a terapia hormonal se faz necessária.
O médico precisará avaliar todos os sintomas da paciente os sinais que o corpo estiver emitindo para saber como realizar o tratamento. A reposição hormonal – ou terapia hormonal – será feita através de hormônios sintéticos em comprimido.
Assim, a mulher passará a ter mais qualidade de vida e deixará de ter os sintomas que muitas vezes atrapalham a realização das tarefas do dia a dia.
A terapia hormonal é muito importante também para amenizar os sintomas físicos, psíquicos e os que se referem aos órgãos genitais, além de funcionar como proteção contra a osteoporose, proporcionando mais segurança e qualidade à mulher.
Dicas para ter mais qualidade de vida na menopausa
Durante a menopausa algumas mudanças na rotina devem ser implementadas, desde a alimentação até mesmo a rotina de atividades.
Alguns alimentos ajudam muito nesse período, são eles:
Tenha sempre uma rotina de exercícios físicos e beba muita água, quando temos esses hábitos durante um longo período de tempo poderemos chegar à menopausa sem maiores complicações e com menos sintomas. Por isso, alimentar-se bem e praticar atividade física deve ser um hábito desde cedo, desta forma, quando o climatério chegar os sintomas serão amenizados e a terapia hormonal em menores proporções.