Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia.
Pode ser classificada em:
Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente.
As medicações mais utilizadas para tratamento e controle da Diabetes, são:
–Insulinas: A maior parte das insulinas disponíveis hoje no mercado brasileiro é do tipo “humana”, são insulinas fabricadas em laboratório mas exatamente iguais à insulina produzida pelo próprio corpo humano. Em alguns lugares, ainda se pode encontrar insulinas animais (bovinas ou suínas), mas sua utilização é bastante restrita.
– Metformina: Age melhorando a ação da insulina, principalmente no fígado, onde reduz a liberação de glicose para o sangue. Além disso, pode ajudar a reduzir os triglicérides e promover uma discreta perda de peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade. (Glifage R )
– Acarbose: Agem no intestino, onde retardam a digestão e a absorção dos carboidratos ingeridos na dieta, e, portanto amenizam o aumento da glicose sanguínea que se segue à alimentação. (Januvia R)
– Sulfoniluréias: Agem estimulando o pâncreas a liberar mais insulina, e assim ajudam a reduzir os níveis de glicemia. Portanto, só funcionam no diabetes tipo 2. (GlibenclamidaR)
Conservação de medicamentos:
– As insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira (entre 2 e 8ºC), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações bruscas de temperatura.
– Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira para não descalibrar com a troca de temperatura.
– Quando mantida em geladeira, a insulina deve ser retirada com 30 minutos de antecedência da aplicação, para evitar desconforto e irritação no local.
– O local mais adequado para armazenar a insulina, na geladeira, é a prateleira próxima à gaveta de legumes, de preferência dentro de recipiente tampado.
– O transporte comercial, do fabricante ou distribuidora para a farmácia ou serviço, ou ainda o transporte de longa duração (além de 6 horas), deverá ser feito em embalagem térmica (caixa de isopor).
– Segundo a orientação da Vigilância Sanitária, os medicamentos devem ser mantidos em suas embalagens originais.
Os medicamentos orais devem respeitar as recomendações dos órgãos sanitários:
– Não expor a luz
– Não deixar em locais úmidos
– Não expor ao calor direto ou indireto
– Evite armazenar medicamentos com cosméticos e produtos de limpeza
– Caso precise locomover com esses medicamentos levar nas embalagens originais fechados nos seus blisters.
– Qualquer dúvida procure seu Médico e oriente-se com um Farmacêutico.
Autora:
Sarah Silveira
Farmacêutica
CRFMG 17.029
Gostou? Comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!
![]() | Nutri Vitam Produtos para Saúde “Vocês encontrarão uma linha diversificada de produtos vegetarianos, diet e light, alimentos sem glúten e sem lactose, suplementos e vitaminas, temperos, mel e chás, cereais e grãos, produtos orgânicos e para beleza.” |