Os métodos contraceptivos estão ao nosso dispor, hoje em dia é quase impossível não escolher entre um deles e manter uma vida saudável e segura, sem os grilos de ter uma gravidez indesejada.
A lista de métodos contraceptivos pode ajudar na hora da escolha, ma sé sempre bom ressaltar que a consulta ao ginecologista é indispensável para que ele avalie qual é o melhor método para você. Veja:
- DIU e SIU: basicamente os dois métodos contraceptivos são parecidos a grande diferença é que o DIU é feito de cobre e não tem qualquer tipo de hormônio, já o SIU libera um hormônio dentro do útero que evita a gravidez. Quem usa DIU pode ter leve aumento do fluxo menstrual e cólicas nos primeiros meses, já o SIU inibe o fluxo menstrual e a mulher pode até mesmo parar de menstruar.
- Preservativo: um dos mais conhecidos métodos contraceptivos é o preservativo. Além de prevenir uma gravidez indesejada ele é a melhor opção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
- Anticoncepcional via oral: os anticoncepcionais via orla também são bem aceitos e estão entre os mais usados entre as mulheres, mas vale lembrar que é preciso de orientação médica para tomar o que melhor se encaixe às suas necessidades.
- Anticoncepcional por injeção: da mesma forma que os anticoncepcionais de via oral, os de injeção devem ser prescritos pelo médico. A diferença é que as injeções podem ser 1 vez ao mês ou a cada 3 meses, seu ginecologista que indicará a melhor opção.
- Diafragma: este método contraceptivo é simples e impede a entrada dos espermatozoides no útero. Trata-se de um anel flexível de borracha que deve ser colocado 30 minutos antes da relação sexual e retirado até 12 horas depois do ato.
- Espermaticida: este é mais um método anticoncepcional, o produto pode ser em gel, spray, espuma, creme ou supositório. Basta passar na vagina antes do ato sexual, sua função é imobilizar e destruir os espermatozoides, desta forma não haverá possibilidade de fecundação.
- Laqueadura: a laqueadura é o método contraceptivo mais eficaz para a mulher, mas é válido lembrar que essa operação só é realizada em mulheres que já têm filhos e após certa idade, é algo irreversível, por isso, é preciso tomar essa decisão com muita calma.
- Vasectomia: assim como a laqueadura, a vasectomia é irreversível. A operação realizada no homem é bem mais simples e menos dolorida do que a da mulher, por isso, muitos casais optam pela vasectomia. É um método contraceptivo eficiente e muito aceito entre os homens também.
Todos os métodos apresentados são seguros, mas podem apresentar algumas contra indicações, seja sintomas como dores e cólicas ou até mesmo uma pequena porcentagem de probabilidade de falha. Por isso, é de extrema necessidade e importância que a mulher tenha sempre os cuidados necessários com a saúde em dia, fazendo visitar periódicas ao ginecologista, usando ou tomando o contraceptivo da maneira que lhe foi aconselhada. Assim, terá mais tranquilidade de segurança.