Analisando pelo lado materno e familiar, a cesariana, mesmo tento todos os seus riscos e problemas associados é mais confortável e trás menos sofrimento a mãe.

Essa é a principal justificativa. Associado a isso, temos ainda mulheres que acreditam que o bebê sofrerá menos nascendo de um parto cesariano. Muitas mulheres também aproveitam a oportunidade para fazer ligadura de trompas uterinas. A questão das cesárias no Brasil é algo muito cultural, que envolve estudo de vida, ingresso no mercado de trabalho e esse sentimento falso de bem-estar que a mulher agrega ao procedimento.
Em relação ao médico, atualmente existe grandes campanhas para aumentar o número de partos normais e reduzirem as cesárias. Por outro lado, os médicos apontam algumas questões para reflexão:
– Evitar processos, já que os riscos de trauma físico par ao bebê, durante o parto normal é quase inexistente se comparado com o parto natural.
– Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a cesariana possui maior valor agregado.
– Evitar morbidades da mulher, ou seja, evitar que a mãe se exponha à alguma situação que amanhã poderá ser prejudicial a sua saúde.
Nosso conselho é: faça o que for melhor para você e seu bebê e lembre-se que somos seres vivos como qualquer outro e que a mulher possui seu corpo fisiologicamente e anatomicamente competentes para o trabalho de parto. Consulte seu médico!