A transpiração é algo natural no corpo humano, ela ocorre quando nosso organismo precisa regular a temperatura com a ambiente, mais algumas pessoas possuem um descontrole hormonal que leva à transpiração excessiva. Nesses casos ocorre a Hiperidrose ou sudorese excessiva, a pessoa tem dificuldades de realizar tarefas simples do dia a dia devido ao incômodo do suor, principalmente nas mãos, pés e axilas.
Mas, a boa noticia é que há tratamento, tanto clinico quanto operatório, basta consultar um médico e realizar todos os exames necessários para diagnosticar a sudorese e depois dar início ao tratamento correto. Veremos como ele acontece:
Tratamento clínico
O tratamento clínico para sudorese requer alguns cuidados básicos, como o uso de antitranspirantes e adstringentes à base cloreto de alumínio em álcool etílico, solução de glutaraldeído 2%, que deve ser aplicado na pele seca. Outro fator importante é o uso de talco amido de milho natural, mas antes de utilizar qualquer um destes produtos, pergunte ao seu médico qual deles é o mais indicado para você. O talco pode ser aplicado entre os dedos, mamas e qualquer região do corpo que tenha mais indício de suor, mas sempre aplique na pele seca e antes de dormir.
Durante o banho é preciso tomar alguns cuidados também, use sempre sabonete e água morna ou fria, a água muito quente pode trazer prejuízos para a pele e saúde. No dia a dia evite repetir meias e nunca calce os mesmos sapatos por dois dias seguidos, se possível utilize palmilhas absorventes e as troque frequentemente. Todos estes detalhes parecem simples, mas ajudam muito a diminuir os sintomas da sudorese.
Há também uma outra opção, são as injeções locais de toxina botulínica, elas podem durar até 6 meses, mas sempre é bom perguntar ao seu médico se este método é indicado para seu caso. É válido lembrar que todos esses tratamentos clínicos, de certa forma, tornam-se falhos por não ser definitivo, eles ajudam somente por determinado período, mas depois os sintomas e desconforto voltam, por isso, alguns médicos receitam ainda comprimidos antidepressivos e ansiolíticos que auxiliam o paciente na questão psicológica, mas não garantem cura.
Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico já é um outro métodos mais específico indicado para casos em que o médico acha que deve intervir com cirurgia, afinal cada paciente possui um quadro clínico e como tal precisa de determinado tratamento.
Através da videocirurgia torácica (videotoracoscopia), a agressão se torna mínima, a segurança no ato é grande e o resultado é ótimo. São apenas dois cortes minúsculos (de cerca de 1cm) que interrompe a condução nervosa responsável pelo sudorese e o resultado é imediato.
Mas, como já dito, a cirurgia é indicada para alguns pacientes, por isso, fazer corretamente os passos indicados pelo seu médico no tratamento clinico pode ser suficiente, converse com ele sobre todos os sintomas e sinais do seu corpo para que cheguem a um fator comum e façam um tratamento adequado. Às vezes pequenas mudanças de hábitos podem ser suficientes para diminuir os efeitos da sudorese excessiva.